sexta-feira, 20 de maio de 2011

Crianças e adolescentes na vida do tráfico




Está cada vez mais comum encontrarmos crianças e adolescentes envolvidos com o tráfico de drogas, muitos entram nessa “vida”, conhecida como vida do crime, por falta de opção, pois já nascem em um ambiente onde há envolvimento de drogas. Outros escolhem essa “vida” apenas por luxo, fama e poder.
Os que entram por falta de opção acabam descobrindo que essa não é a maneira certa de se viver, que usar e/ou vender drogas não leva ninguém a lugar algum, e conseguem lutar e construir uma vida digna. Já os que pensam no poder não tem um final muito feliz, uma vez que se envolvem cada vez mais e fica difícil de saírem por terem se envolvido não só com as drogas, mas também com as “gangues” rivais.
Quando esses menores de idade descobrem que vender drogas se conquista o dinheiro “fácil”, não querem mais sair. Alguns podem nem experimentar tais drogas, mas se envolvem com a compra e venda das substâncias proibidas.
O que acontece muito nas favelas de nosso país é o aproveitamento dos menores no direito penal, pois os mesmos não podem responder por suas atitudes perante a lei, então os “chefes do tráfico” os colocam para vender, avisar quando alguém está os ameaçando, e outros. Porém, quando o menor responde um processo muito grande e violento, ele é encaminhado para abrigos de recuperação, mais conhecido como Febem.
Então devemos concordar que é muito difícil tirar essas crianças e adolescentes dessa vida do tráfico, pois os caminhos para a entrada são muitos e a saída é bem complicada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário