sexta-feira, 27 de maio de 2011

A Marcha da Maconha


A chamada ''Marcha da Maconha'' é um movimento em prol da liberação da legalização da permissão para o consumo da famosa Canabis, a maconha.
Ao contrário do que muitos podem pensar, esse movimento não é tão recente, ele vem desde 1994, e desde então já atinge mais de 485 cidades ao redor do mundo. É conhecido também por outros nomes como: Dia Mundial da Maconha, Dia da Liberação da Maconha, "Ganja Day", "J Day".
A Marcha da Maconha caracteriza-se também por celebrar os estudos cientificos que revelam os diversos usos da cannabis, medicinalmente, industrialmente, religiosamente.
No Brasil ocorreram passeatas seguindo o calendário internacional, pelo menos, desde 2002 no Rio de Janeiro. Em 2007 algumas cidades se articularam em torno do nome "Marcha da Maconha". Houve uma tentativa de fazer a Marcha da Maconha no Brasil em doze capitais no dia 4 de maio de 2008, mas houve uma grande repressão devido decisões judiciais que proibiam a Marcha na maioria delas. Os juízes alegaram desde apologia ao uso de drogas até formação de quadrilha.
No último dia 7 de maio, Belo Horizonte recebeu uma das manifestações do movimento, que acabou resultando na prisão de cinco pessoas pela polícia militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário